
Mais uma vez decidimos sair para um passeio turístico-fotográfico, e desta vez foi uma visita guiada ao Convento Nossa Sra. da Conceição de Itanhaém. Além de membros novos e antigos do COFIT, nos prestigiaram com sua presença alguns visitantes que já haviam participado em outros passeios (Erik Barros, Leandro Molina e Robson Hayba), e novas caras como a profª. Joana Nascimento e família.
Com a expertise da arquiteta Regina Helena Vieira Santos, o passeio, apesar de curto devido ao horário de fechamento do local e a um início de chuva, transformou-se numa pequena viagem no tempo até o século XVII, onde aprendemos sobre diversos detalhes arquitetônicos, a origem dos materiais usados, a história de Itanhaém e sua importância durante a colonização.
Fatos interessantes…
- Presume-se que a Igreja e Convento de Nossa Senhora da Conceição já tivessem sido construídos no século XVI, devido à presença de algumas paredes muito antigas, anteriores à atual construção.
- Devido a conflitos entre colonos e jesuítas relativos à escravização dos indígenas, em 1654, esses padres foram expulsos de Itanhaém e substituídos pelos franciscanos. O convento foi erguido por frei Miguel de São Francisco, por volta de 1713 no topo do morro do Itaguaçu.
- As ruínas sem cobertura, ao lado direito do edifício principal, são desse antigo convento.
- Entre 1733 e 1734, foi ampliado pelo frei Rodrigo dos Anjos, mas apenas no século XVIII o conjunto adquiriu a forma que até hoje perdura.
- Erguido em pedra e cal, conforme o costume no litoral paulista, o convento possui vitrais de Benedito Calixto e três altares em talha, com o frontispício da igreja revestido de azulejos portugueses com arabescos pintados.
- Em 1833, o local sofreu um incêndio, sendo reconstruído apenas em 1865.
- Em 1902 foi instalada uma caixa d’água ao lado da rampa de subida, já quase no alto do morro, afim de prover água encanada para a população do Centro de Itanhaém; a construção não existe mais atualmente.
- Em 1914 a rampa de subida foi alterada, para comportar a passagem da via férrea por baixo. Atualmente a ferrovia encontra-se desativada.
- O conjunto passou por restaurações em 1921 e em 1941, e atualmente é considerado patrimônio histórico e cultural, tombado pelo IPHAN e CONDEPHAAT.
- O Convento é a mais antiga construção do município, bem como a primeira capela erguida no Brasil em louvor a então padroeira de Portugal, Nossa Senhora da Conceição.
- À época da construção do Convento, havia a Capitania de Itanhaém, tendo um território que ia desde Cabo Frio (RJ) até a Ilha do Mel (PR), passando pelo Vale do Paraíba e partes de Minas Gerais. Para entender: capitania era uma unidade administrativa do Brasil colônia equivalente aos atuais Estados no mapa do Brasil. E a Vila de Itanhaém era a cabeça da capitania (equivale a capital do Estado). Sim, Itanhaém já foi MUITO importante.
(Fontes: Prefeitura Municipal de Itanhaém, iPatrimonio, Wikipedia)
…E fotos interessantes!
Enquanto alguns veteranos, já conhecedores do local, se divertem clicando as pessoas (até modelo mirim teve!!!), outros aproveitam pra focar nos detalhes…

Paulista de nascimento, mas vivendo em Itanhaém desde 1982, sempre esteve relacionado com a tecnologia, indo de técnico em Eletrônica a webdesigner e programador. Aficcionado por Fotografia desde 2014, aprendendo por hobby e como atividade terapêutica, participa do COFIT desde 2016. Com minha velha Nikon Coolpix P600 e várias gambiarras como câmera principal, adoro fotografar paisagens, natureza e macro. Adepto da mobgrafia, acabo quase sempre usando mesmo o smartphone como câmera alternativa…