
A exposição LUZ DO SOL é um convite para que você possa contemplar a força e a beleza do astro que ilumina nossas vidas. Esta mostra celebra o papel do sol como fonte de luz, de calor e inspiração. Por meio das câmeras de diversos fotógrafos e fotógrafas pertencentes ao coletivo, exploramos belos momentos em que os raios solares se encontram com a natureza, a cultura e com a vida cotidiana de nossa região: Itanhaém e além fronteiras.
As imagens selecionadas pela nossa curadoria coletiva capturam o brilho dourado que reflete no mar, os contrastes criados entre sombra e luz, e a energia que o sol traz ao nosso litoral. Cada fotografia revela um elo entre o olhar humano e a natureza exuberante, reforçando a importância de valorizarmos e observarmos a simplicidade dos elementos que nos cercam. Além de exaltar a luz do sol, esta exposição celebra os 13 anos do Coletivo de Fotógrafos de Itanhaém – COFIT, uma trajetória marcada pela dedicação à arte fotográfica e pelo incentivo à criatividade. Este marco representa uma celebração de alegria e o fortalecimento da fotografia como expressão artística e cultural.
Artistas participantes:
- Eder Andrade
- Betty Bechir
- Elói C. Marques
- Francisco Leme
- Gustavo da Mota
- Helena Feitosa
- Janete Amaral
- J. Carlos Katon
- Juan Felipe
- Julio Cesar Nascimento
- Luiz Américo (Boomer)
- Marcos Rogério Meneghessi
- Maria Isabel (MISS)
- Marisa Santesso
- Mônica Barros
- Newton Oliveira
- Phillip Zelante
- Roberta Souza
- Roseli Monteiro
- Tetê Leal
Convidamos você a explorar cada detalhe desta mostra, onde o sol se revela como símbolo de vida, movimento e inspiração. Que esta exposição ilumine seus olhos e desperte em todos nós o desejo de continuar registrando e celebrando a magia da vida através de nossas lentes!
📅 Abertura: 08 de janeiro, às 19h30 (Dia do Fotógrafo)
📍 Local: Museu Conceição de Itanhaém (antiga Casa da Memória / Casa de câmara e Cadeia)
📆 Visitação: 09 de janeiro a 22 de fevereiro

Fotógrafo e agente cultural.
Presidente do COFIT, diretor de eventos da Fototech e membro do conselho fiscal da Confoto. Atua com foco na preservação da memória cultural e no fortalecimento do fotoclubismo no Brasil, valorizando a fotografia como ferramenta de pertencimento.